Data da canonização de Frei Galvão pode virar feriado
13/04/2007 - 15:58
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 426/07, do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que estabelece feriado nacional no dia em que o Papa Bento 16 anunciará, no Brasil, a canonização de Frei Galvão. Pelo projeto, o Dia de São Galvão seria comemorado todos os anos, em 11 de maio, mas o feriado seria apenas em 2007. Neste ano, a data ocorre numa sexta-feira.
Segundo o autor do projeto, o objetivo é homenagear o primeiro santo brasileiro, que será canonizado durante missa com a participação de 1,5 milhão de pessoas em São Paulo. "A idéia é que, no dia em que sua santidade, o Papa, vier ao Brasil, toda a população tenha esse momento para uma reflexão, [com a participação] de pessoas de todos os credos. Será uma grande oportunidade", declarou.
A relatora da matéria na Comissão de Educação e Cultura, deputada Maria do Rosário (PT-RS), apresentou emenda para transformar a homenagem em ponto facultativo. Ela argumenta, entre outros motivos, que outros credos poderão reivindicar tratamento isonômico, aumentando o número de feriados no País.
Tramitação Da Redação/RT
A proposta, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, foi apensada ao PL 696/07, do Senado Federal. Ambos serão analisados pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR