Projeto busca prevenir infecção hospitalar
26/01/2007 - 14:43
O Projeto de Lei 7563/06 obriga os hospitais da rede pública a instalar pontos com solução anti-séptica para higiene pessoal e placas de orientação que explicitem a necessidade de lavar as mãos sempre que houver contato físico com pacientes. Apresentado pelo deputado Carlos Nader (PL-RJ), o projeto tem o objetivo de prevenir infecções hospitalares.
De acordo com a proposta, as despesas necessárias para a instalação dos equipamentos vão correr por conta do Orçamento da União. O deputado argumenta que o problema da infecção hospitalar é muito grave e que, além disso, sua real dimensão permanece desconhecida. Nader afirma que não se sabe ao certo, por exemplo, quantas pessoas morrem no Brasil em decorrência do problema. Ele lembra ainda que há muita dificuldade para caracterizar a ocorrência da infecção hospitalar.
Exemplo dos EUA
O que se sabe, com certeza, prossegue Carlos Nader, é que nos Estados Unidos os casos de suspeita de infecção hospitalar tiveram uma expressiva redução a partir de meados da década de 90, em função de uma ampla campanha publicitária de combate ao problema lançada pelo governo do ex-presidente Bill Clinton. "Vamos salvar 100 mil vidas por ano" foi o tema da campanha.
Segundo Carlos Nader, o exemplo norte-americano mostra que o Brasil pode também obter importantes resultados concretos a partir de medidas simples como o estímulo ao ato de lavar as mãos.
Tramitação
Sujeito à tramitação em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Projeto define o que pode ser considerado verba para saúde
Reaproveitamento de material hospitalar será fiscalizado
Hospital pode ser obrigado a identificar pacientes
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br