Projeto obriga hospital do SUS a ter estágio de enfermagem
28/07/2006 - 10:10
O Projeto de Lei 6822/06, do ex-deputado Marcelo Barbieri, obriga hospitais que atendem pelo Serviço Único de Saúde (SUS) a oferecerem estágio supervisionado a estudantes de cursos técnicos de enfermagem. O objetivo é facilitar a formação dos estudantes, "que atualmente encontram dificuldades para realizar o estágio supervisionado, obrigatório para a conclusão do curso", explica o autor.
Na avaliação de Marcelo Barbieri, atualmente existe uma disparidade entre os alunos que fazem curso técnico de enfermagem em escolas públicas e aqueles que estudam em instituições privadas. "Os que estão em escolas particulares têm mais facilidade para fazer o estágio e ainda recebem remuneração, enquanto os estudantes de escolas públicas ficam impossibilitados de concluir seus cursos por falta de oportunidade para o estágio", afirma.
Pela proposta, o estágio será realizado sem remuneração. A multa prevista para as instituições que não cumprirem a determinação é de R$ 10 mil por ano.
Tramitação Reportagem - Antonio Barros
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br