Parecer sobre mistura de farinhas será apresentado hoje
28/06/2006 - 10:20
O parecer ao Projeto de Lei 4679/01, que torna obrigatória a adição de 10% de farinha refinada, de fécula ou de raspa de mandioca à farinha de trigo, deverá ser apresentado nesta tarde pelo relator, deputado Nilson Mourão (PT-AC), na comissão especial que analisa o assunto. O autor do projeto é o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Mourão quer restringir a mudança à farinha utilizada na produção do pão francês. O relator explicou que vai apresentar um relatório preliminar na tentativa de buscar um acordo. "Consenso é muito difícil de ser alcançado. Nós gostaríamos de produzir um acordo para que cheguemos a uma maioria qualificada que realize o objetivo do projeto, que é fomentar o setor da mandioca", disse o relator.
"Distorção de mercado"
O projeto busca estimular a produção nacional de mandioca e substituir parte da importação de trigo. No entanto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Marcos Salomão, disse que o setor não concorda com nenhuma obrigatoriedade. "Achamos que qualquer coisa que venha sob forma obrigatória vai prejudicar o nosso setor, os produtos e o consumidor, pois é uma distorção de mercado querer que um setor cresça nas costas de outro", criticou.
A reunião está prevista para as 14h30, no plenário 7.
Notícias anteriores:
Relator prepara parecer sobre mistura de farinhas
Indústrias de trigo e massas rejeitam mistura de farinhas
Incentivo à mandioca pode gerar 100 mil empregos
Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br