Comissão aprova universidade tecnológica em Nilópolis
02/06/2006 - 18:02
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na última quarta-feira (31) o Projeto de Lei 4661/04, do deputado Simão Sessim (PP-RJ), que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica de Nilópolis (RJ) na Universidade Tecnológica do Rio de Janeiro.
O relator Jovair Arantes (PTB-GO), que apresentou parecer favorável, disse que a iniciativa "é a maneira mais eficaz de ampliar a oferta de ensino superior público na região", afirmou Arantes.
Descentralizar e especializar
O Centro de Educação Tecnológica de Nilópolis já oferece seis cursos de nível superior: física, química, processos industriais, produção cultural, produtos naturais e gestão de produção e metrologia. Com a transformação, deverá abranger todo o ensino tecnológico, com ênfase na formação de recursos humanos para os diversos setores da economia envolvidos com as práticas tecnológicas.
O relator destaca ainda que o projeto está em consonância com dois princípios importantes que vêm norteando a política educacional brasileira nos últimos anos: a criação de universidades especializadas e a descentralização regional do ensino superior.
Tramitação
Sujeito a análise conclusiva, o projeto segue para as comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Centro tecnológico de Goiás pode virar universidade
Serra Gaúcha pode ganhar universidade federal tecnológica
Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Sandra Crespo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA