Projeto permite presença de instrutor em teste de direção
22/05/2006 - 21:17
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6619/06, do deputado Raimundo Santos (PL-BA), que permite a presença de instrutores durante o exame de direção pelas auto-escolas e a isenção da taxa de reexame no caso de reprovação do candidato.
O objetivo do projeto, segundo o autor, é garantir segurança ao aprendiz e proporcionar ao instrutor acompanhar o desempenho do aluno, a fim de evitar reincidência de erros. O projeto também assegura o acesso do instrutor ao resultado do exame ao instrutor imediatamente após o fim da prova.
Reclamações
Raimundo Santos explica que a proposta de isenção de taxas no caso de reprovação "é fruto de recorrentes reclamações" da sociedade. Além do custo, Raimundo Santos destaca que muitos candidatos precisam da Carteira Nacional de Habilitação como requisito para conseguir emprego. Conforme o projeto, a isenção está prevista apenas no caso de uma reprovação.
Atualmente, a prova de direção é realizada com a presença dos avaliadores credenciados pelo Detran, que acompanham o aprendiz no veículo; e a reprovação obriga o pagamento de todas as taxas referentes ao exame.
Tramitação Reportagem - Antonio Barros
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Maria Clarice Dias
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR