Saúde

Projeto cria campanha com alerta para as doenças cardiovasculares

No Brasil, 10% da população acima de 60 anos apresenta obstruções arteriais sintomáticas

10/03/2022 - 13:55  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Discussão e Votação de Parecer Preliminar. Dep. Hiran Gonçalves PP-PR
Hiran Gonçalves: a maioria das doenças vasculares é evitável

O Projeto de Lei 3060/21 institui a campanha de conscientização sobre cuidados, prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares “Agosto Azul e Vermelho”, em referência às cores que nos livros médicos representam, respectivamente, as veias e as artérias. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, os gestores públicos, em cooperação com empresas e entidades, deverão realizar ações educativas e preventivas e exames relacionados à saúde vascular e às doenças outras que afetam a população feminina. O governo federal deverá ainda proceder à iluminação de locais públicos nas cores azul e vermelha.

“Apesar das altas taxas de mortalidade e de incapacitação laboral definitiva, as doenças vasculares são na sua maioria, quando diagnosticadas precocemente, evitáveis e controladas, mediante informação de qualidade e mudanças simples de hábitos”, afirmou o autor da proposta, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR).

Estima-se que no mundo 17,9 milhões de pessoas tenham morrido por doenças cardiovasculares em 2016, o equivalente a 31% de todas as mortes. No Brasil, 10% da população acima de 60 anos apresenta obstruções arteriais sintomáticas em membros inferiores, o que eleva o risco de morrer e de complicações graves.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3060/2021

Íntegra da proposta