Cidades e transportes

Projeto promove campanha educativa e cria prêmio para paz no trânsito

25/11/2015 - 10:55  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Tema: Debate das supostas candidaturas femininas laranjas nas eleições 2018 e desvio de recursos do Fundo Eleitoral. Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio
Álvaro Antônio: a cultura de paz deve ser incorporada ao trânsito

O Projeto de Lei 3692/15, do deputado Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG), cria o Programa Nacional da Cultura de Paz no Trânsito e o Prêmio Nacional da Cultura de Paz no Transito. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

"A cultura de paz é um conceito que deve ser incorporado ao trânsito de forma urgente, para desenvolver ações eficazes para reduzir a violência", defende o autor da proposta. "O problema deixa milhares de pessoas com sequelas, fora toda a dor gerada às famílias vítimas de violência no trânsito."

O objetivo do programa é prevenir acidentes de trânsito, com campanhas educativas nas escolas públicas e particulares. O prêmio será concedido anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ao cidadão que apresentar a melhor experiência social que incentive a cultura de paz no trânsito.

O programa vai utilizar dotações orçamentárias próprias, por ações interministeriais coordenadas, ou recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Francisco Brandão
Edição - Ana Chalub

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta