Educação, cultura e esportes

Comissão debate manifestações alternativas de expressão cultural

15/10/2021 - 08:25  

Paulo H Carvalho/Agência Brasília
Cultura - popular - grafite - Na foto o grafiteiro Elom
O grafite é uma das manifestações culturais que serão tema de audiência pública

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta sexta-feira (15) sobre o tema "Manifestações da cultura brasileira: charge, cartum, grafite e caricatura". O debate será realizado no plenário 8, às 10 horas.

A audiência atende requerimento das deputadas do PT Benedita da Silva (RJ) e Maria do Rosário (RS). Para elas, a cultura não se resume a determinados modos de expressão.

"Na verdade, é tão diversa quanto a imaginação, a criatividade, a inventividade humana, ou seja, é ilimitada. Em razão disso, a cultura alcança diversos tipos de manifestações e expressões. Reconhecer toda essa diversidade é de suma importância para a sua democratização", observam as parlamentares no requerimento em que pedem a audiência.

Viés elitista
As deputadas lembram que expressões artísticas como a charge, o cartum, o grafite e a caricatura, que foram, e às vezes ainda são, consideradas periféricas ou subalternas, não raro são tidas como menos importantes por um certo establishment cultural que define a arte por um viés elitista.

"Assim, reconhecer como manifestações da cultura brasileira as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite, democratizam o acesso à cultura", afirmam as deputadas no requerimento.

Debatedores
Foram convidados para a audiência, entre outros, os chargistas Ykenga e Latuff, a grafiteira NeneSurreal e o representante do Hip Hop Gog.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.