Meio ambiente e energia

CCJ aprova novos limites para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos

O Instituto Chico Mendes deverá desapropriar terras e benfeitorias particulares que estiverem dentro dos novos limites do parque

30/09/2021 - 11:25  

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Deputada Christiane de Souza Yared fala ao microfone. Ela está sentada e usa uma blusa rosa
Christiane Yared recomendou a aprovação do projeto

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que define novos limites para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, localizado no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é incorporar novas áreas com cobertura florestal íntegra e excluir outras ocupadas há décadas.

A redefinição está prevista no Projeto de Lei 8823/17, do deputado Hugo Leal (PSD-RJ). A relatora na CCJ, deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR), recomendou a aprovação da matéria.

A proposta seguirá para o Senado Federal, a menos que haja recurso para que seja votada também pelo Plenário da Câmara. Antes, o projeto também foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto retira do parque áreas ocupadas hoje por produtores rurais do vale do Bonfim, no município de Petrópolis, e o bairro da Barreira, no município de Guapimirim. As áreas “desafetadas” (que forem destinadas para os moradores) passarão a compor a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, existente desde 1992.

Christiane de Souza Yared observou que, ao excluir áreas do parque já descaracterizadas, o projeto resolve conflitos existentes na região e também respeita a proteção ao meio ambiente.

Criado em 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos preserva um dos últimos refúgios da flora e da fauna da Mata Atlântica.

Pela proposta, a administração da unidade será feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Caberá ao ICMbio promover a desapropriação por utilidade pública das terras e benfeitorias particulares que estiverem dentro dos novos limites do parque.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

  • Áudio da matéria

    Ouça esta matéria na Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta