Educação, cultura e esportes

Comissão rejeita formação em área afim à Pedagogia para cargo de direção em escola

LDB permite o exercício da gestão escolar somente por profissionais com graduação ou pós-graduação em pedagogia

11/08/2021 - 17:07  

Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Seminário - Pessoas à Frente: A Chave de Governos Reponsivos. Dep. Tiago Mitraud NOVO - MG
Deputado Tiago Mitraud, relator do projeto de lei

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 157/19, do deputado José Nelto (Pode-GO), que permitia pós-graduação em áreas afins à Pedagogia para o exercício de cargos de direção e supervisão escolar. Pelo texto, um psicólogo com pós-graduação em psicopedagogia poderia exercer a função de psicopedagogo em uma escola, por exemplo.

O projeto será arquivado, a menos que haja recurso para que seja votado também pelo Plenário.

O relator, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), recomendou a rejeição da proposta por sugestão de outros integrantes da comissão.

As deputadas Professora Rosa Neide (PT-MT) e Angela Amin (PP-SC), por exemplo, argumentaram que a gestão de uma escola é específica e, por isso, deve haver um enfoque na carreira e na formação em educação como requisito para exercer o cargo.

Lei atual
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) permite o exercício de cargos de direção e supervisão escolar somente por profissionais com graduação em pedagogia ou pós-graduação, sem especificações quanto à pós-graduação.

Na avaliação de José Nelto, a atual redação gera dubiedade de interpretação, pois pode dar a entender que uma pessoa com pós-graduação em qualquer área do conhecimento pode atuar na administração, no planejamento, na inspeção, na supervisão e na orientação educacional.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta