Universidade da Campanha poderá tornar-se federal
04/01/2006 - 08:48
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6074/05, do Senado, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal da Campanha (Ufcamp), com sede em Bagé (RS), e os cargos, funções e empregos indispensáveis ao seu funcionamento.
A Ufcamp fica autorizada a receber os estudantes e o patrimônio da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), inclusive de seus campi avançados, em Sant`ana do Livramento, Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, São Borja e São Gabriel. A Urcamp é privada.
Segundo o projeto, a estrutura organizacional e a forma de funcionamento da Ufcamp, observado o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, serão definidos nos termos do seu estatuto e das normas pertinentes.
Falta de investimento
O autor do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), argumenta que a metade sul do estado tem sofrido atraso econômico devido à falta de investimento tanto do poder público quanto do setor privado. As conseqüências para a região têm sido aumento das taxas de desemprego e empobrecimento da população. "Conforme os atores envolvidos, o fator preponderante dessa iniciativa é a recuperação social e econômica da região", afirma Paim.
O parlamentar acrescenta que a reitoria da Urcamp entregou ao Ministério da Educação estudo que revela a situação econômica e acadêmica da instituição, para justificar a importância da transformação da instituição em universidade federal. "É claro que esse é apenas o primeiro passo. É preciso ir além, por meio de políticas efetivas e integradas com as comunidades", salienta.
Tramitação Da Redação/SC
A proposta tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; Educação e Cultura; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.