Acesso público a documentos ambientais pode ser ampliado
02/12/2005 - 12:45
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5987/05, do deputado César Medeiros (PT-MG), que amplia o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
A Lei da Informação Ambiental (10650/03) já determina que órgãos e entidades da administração pública, direta, indireta e fundacional integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) ofereçam a qualquer interessado documentos e todas as informações ambientais que estejam sob sua guarda, em meio escrito, visual, sonoro ou eletrônico.
César Medeiros avalia, porém, que a regra não é suficiente para que a sociedade civil "possa efetivamente estudar e participar de forma competente das questões ambientais".
Mudanças
Pelo projeto, as entidades não-governamentais e sem fins lucrativos terão direito de receber dos órgãos públicos cópia integral dos autos de processos administrativos, custeadas pelo empreendedor. Além disso, o advogado de qualquer parte interessada no processo poderá retirar os autos do órgão pelo prazo de 24 horas, ficando responsável por sua guarda.
Por fim, o projeto determina ainda que o órgão que receber requerimento de pessoa interessada para ter acesso a documentos relacionados a questões ambientais terá 15 dias para fornecer as informações.
Tramitação Reportagem - Edvaldo Fernandes
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, vai ser analisado nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Rodrigo Bittar
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.