Jovem empregado poderá ser dispensado do serviço militar
17/11/2005 - 15:02
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5953/05, do deputado Walter Barelli (PSDB-SP), que faculta a dispensa dos alistados no serviço militar que estejam empregados há pelo menos nove meses. Pelo texto, que altera a lei do serviço militar (4375/64), também os jovens que participam de cooperativa do trabalho serão beneficiados, desde que cumpram as mesmas exigências - estejam pelo menos há nove meses no emprego.
O autor argumenta que, apesar de a legislação garantir estabilidade ao trabalhador até um ano após o desligamento do serviço militar obrigatório, há discriminação dos jovens no mercado de trabalho quando estão em idade de prestar serviço militar.
Sujeita a votação em plenário, a proposta foi apensada ao PL 812/95, do ex-deputado João Fassarella, que autoriza os candidatos que não estiverem em dia com as obrigações militares a prestar exame e se matricular em qualquer estabelecimento de ensino e a obter carteira profissional.
O projeto aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O relator, deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), diz que a proposta é inconstitucional por ferir o princípio da igualdade ao criar exceção ao serviço militar obrigatório.
Notícias anteriores:
Projeto concede transporte grátis para alistamento militar
Educação aprova projeto que regula condições de estágio
Projeto pune quem tentar escapar do tiro de guerra
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Rodrigo Bittar
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.PR