Política e Administração Pública

Proposta prevê câmeras em bancos e caixas eletrônicos

30/09/2005 - 20:27  

A Câmara examina o Projeto de Lei 5695/05, do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que obriga os bancos a instalarem câmeras em suas agências e caixas eletrônicos externos. A medida também valerá para terminais automáticos, casas de loteria e outras instalações que prestem serviços bancários. "O monitoramento do interior dessas instalações, dos seus acessos e das áreas externas próximas possibilitará a identificação de indivíduos em atitude suspeita, prevenindo a ocorrência dos mais variados delitos que são próprios a esse ambiente", explica o deputado. Pelo projeto, os bancos deverão instalar as câmeras nas áreas de circulação interna e externa dos clientes.

Lotéricas
Jefferson Campos também justifica a instalação de câmeras em lotéricas. "As casas de loteria passaram a ser alvo do banditismo que ataca todos os cantos do País, fazendo com que passassem, também, a exigir recursos de segurança."
As instituições bancárias terão 90 dias para se adaptar às regras do projeto, caso ele seja aprovado. O prazo será contado a partir da data de publicação da nova lei. As agências bancárias e outras instalações que infringirem a determinação terão o funcionamento suspenso até a instalação das câmeras.

Tramitação
O PL 5695/05 tramita em conjunto com o PL 4057/98, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que já foi aprovado pelas comissões técnicas e está pronto para a votação pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita caixa automático perto de pedágio
Projeto prevê sistema de segurança para terminal bancário
Caixas-eletrônicos podem ser vigiados por seguranças
Projeto prevê caixa automático especial em bancos

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Adriana Resende e Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5695/2005

Íntegra da proposta