Semi-árido nordestino poderá ganhar universidade federal
30/09/2005 - 18:31
A região do Seridó, no semi-árido nordestino, poderá ganhar uma universidade federal se aprovado o Projeto de Lei 5842/05, do deputado Betinho Rosado (PFL-RN). A instituição, de acordo com o texto, será desmembrada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e terá sede na cidade potiguar de Caicó. A nova instituição, segundo Rosado, poderá ser criada a partir do Centro de Ensino Superior do Seridó, vinculado à UFRN.
Betinho Rosado lembra que a região empobreceu depois da desvalorização da cultura algodoeira e está sem alternativas econômicas para crescer. Na avaliação do parlamentar, a criação da Universidade Federal do Seridó (UFS), além de ampliar a oferta de ensino superior, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar da região, que tem 204 mil habitantes.
Pela proposta, integrarão a universidade os cursos de todos os níveis dos campi da UFRN, localizados nas cidades de Currais Novos e Caicó. Os alunos matriculados e os funcionários que trabalham nesses municípios serão transferidos automaticamente.
Novos cargos
O projeto prevê a criação, pelo Ministério da Educação, dos cargos de reitor e de vice-reitor, além de 444 cargos efetivos de professor, 134 cargos de técnico-administrativo de nível superior e 698 cargos efetivos de técnico-administrativo de nível médio. O Poder Executivo ficará obrigado, segundo o texto, a criar 59 cargos de direção e 200 funções gratificadas.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Rio Grande do Norte poderá ganhar nova universidade
Câmara analisa mais de 100 propostas de criação de universidades
Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.