Deputado propõe criação de universidade no Vale do Aço
09/09/2005 - 11:00
O município de Ipatinga (MG) pode se tornar sede da Universidade Federal do Vale do Aço (UFVA), caso seja aprovado pelo Congresso o Projeto de Lei 5757/05, do deputado Leonardo Mattos (PV-MG). Conforme o projeto, a nova universidade terá campus não só em Ipatinga, mas também em Coronel Fabriciano e em Timóteo.
De acordo com o projeto, os recursos financeiros para a implantação da UFVA serão fornecidos por União, estados e municípios e por arrecadação própria - serviços prestados pela universidade a entidades públicas e privadas.
Indústria metalúrgica
O autor do projeto afirma que a região onde será construída a universidade tem uma das maiores demandas educacionais de Minas Gerais, devido à necessidade de mão-de-obra qualificada para atuar na indústria metalúrgica situada no Vale do Aço. "A consolidação da atividade metalúrgica e o desenvolvimento de outras atividades auxiliares têm imprimido ritmo permanente e acelerado ao desenvolvimento de Ipatinga e dos municípios vizinhos", afirma Mattos.
Tramitação Da Redação/RO
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, aguarda indicação de relator na Comissão de Educação e Cultura. Em seguida, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.