Comissão aprova convenção fiscal com África do Sul
26/08/2005 - 19:58
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta semana a Mensagem 185/05, do Poder Executivo, que submete ao Congresso o texto de convenção assinada pelo Brasil e a África do Sul para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão dos impostos sobre a renda.
Firmado em Pretória em 8 de novembro de 2003, o acordo leva em conta a prioridade atribuída à África do Sul pela política externa brasileira e a conveniência de elevar os fluxos de comércio com aquele país. "A convenção ajudará a reforçar os laços com a África do Sul, pois apresenta várias vantagens recíprocas, em especial a segurança jurídica e fiscal necessária para atrair capitais e incentivar o comércio", afirma o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Ao concordar com os argumentos do Itamaraty, o relator do projeto, deputado Vilmar Rocha (PFL-GO), apresentou parecer pela aprovação da matéria.
Tramitação Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
A mensagem aprovada será transformada em projeto de decreto legislativo de autoria da Comissão de Relações Exteriores. Em seguida, a proposta será encaminhada ao exame das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; além do Plenário.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.