Educação, cultura e esportes

Projeto prevê incentivo para quem contratar estudante

26/08/2005 - 08:27  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5665/05, do deputado Ivo José (PT-MG), que concede incentivo fiscal às empresas que contratarem estudantes de instituições de ensino médio profissionalizante ou de ensino superior. Pelo texto, o empregador poderá deduzir do Imposto de Renda a totalidade das despesas com salários e encargos sociais originários da contratação.
Em cada exercício financeiro, a dedução não poderá ser maior que 5% da folha de pagamento e 2% do imposto devido. Em caso de micro e pequenas empresas, esses percentuais serão dobrados.
A proposta de Ivo José prevê ainda que as despesas que não forem deduzidas no ano correspondente poderão ser transferidas para dedução nos dois exercícios financeiros seguintes. Na opinião do deputado, é dever do Estado criar meios para que os estudantes se integrem à população economicamente ativa.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 1997/03, do deputado Carlos Nader (PL-RJ), que autoriza a dedução do IR para as empresas que contratarem estudantes de nível superior. Os textos estão sendo analisados pela Comissão de Finanças e Tributação. Depois, irão à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ao Plenário.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5665/2005

Íntegra da proposta