Educação, cultura e esportes

Projeto inclui prevenção à violência doméstica no currículo escolar brasileiro

Conteúdo poderá ser apresentado de forma transversal nos ensinos fundamental e médio

03/11/2020 - 20:07  

Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Ordem do dia. Dep. Nilson Francisco Stainsack (PP-SC)
Nilson Stainsack: a violência nos lares se reflete negativamente em toda a sociedade

O Projeto de Lei 5035/20 inclui conteúdos relativos à prevenção da violência doméstica entre homens e mulheres como tema transversal nos ensinos fundamental e médio.

O texto foi apresentado pelo deputado Nilson F. Stainsack (PP-SC) à Câmara dos Deputados. Ele diz que o objetivo é ensinar crianças e adolescentes sobre valores e respeito no âmbito da convivência familiar.

“A violência conjugal nos lares se reflete negativamente em toda a sociedade e demonstra a incapacidade em manter diálogos e lidar com as diferenças. A violência prejudica todos os membros da família e ainda pode levar a depressão, fobias, vícios em álcool e drogas e distúrbios do sono e alimentares, além de as pessoas fugirem do seio familiar”, afirma Stainsack.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que hoje já prevê, entre os temas transversais, conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente e ainda à educação alimentar e nutricional.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5035/2020

Íntegra da proposta