Projeto dobra garantia de obras em rodovias e vias urbanas
05/08/2005 - 09:55
O prazo de garantia para obras de infra-estrutura e de pavimentação de estradas e vias urbanas será aumentado para dez anos, caso seja aprovado o Projeto de Lei 5628/05, do deputado Hélio Esteves (PT-AC). De acordo com o Código Civil (Lei 10406/02) o empreiteiro responde pelos defeitos da obra por cinco anos.
Esteves argumenta que os serviços realizados com material de baixa qualidade contribuem para o péssimo estado de conservação das rodovias. O deputado avalia que as empreiteiras teriam mais cuidado na execução dessas obras se a legislação em vigor estabelecesse para elas um período de garantia maior.
Durabilidade
O projeto obriga as empresas executoras de pavimentos a dimensionarem e executarem adequadamente todas as camadas da infra-estrutura e do revestimento – seja este asfáltico, de concreto ou de qualquer outro material – "de forma que a durabilidade da obra como um todo nunca seja inferior a dez anos, sob pena de se responsabilizar por qualquer reparo que deva ser feito nesse período".
Outros resultados positivos que Hélio Esteves espera com a aprovação do projeto são "o aumento na segurança de nossas estradas, melhores condições de trafegabilidade e o aumento na vida útil dos veículos".
Tramitação Reportagem - Edvaldo Fernandes
O PL 5628/05 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.