Política e Administração Pública

Empréstimos com desconto em folha podem acabar

28/07/2005 - 13:26  

Os empréstimos consignados em folha de pagamento de trabalhadores empregados sob o regime da CLT e de beneficiários do INSS podem chegar ao fim, se for aprovado o Projeto de Lei 5498/05, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC). O projeto revoga a Lei 10.820/03, que estabeleceu essa modalidade de empréstimo.
Segundo Coruja, a proposta busca garantir a proteção dos salários dos trabalhadores e os benefícios de aposentados e pensionistas. A justificativa para a lei que permite o empréstimo consignado, apresentada pelo Executivo como medida provisória, seria a expansão do crédito formal e, principalmente, a redução dos juros cobrados em empréstimos pessoais. "A realidade se mostrou bastante diversa, com a cobrança de juros para esses tipos de empréstimos em um percentual abusivo", relatou Coruja.
Como o risco da operação é reduzido, pois o pagamento das prestações acontece mediante desconto na folha de pagamento, o deputado concluiu que, "ao contrário de promover o benefício aos cidadãos, a lei incentivou o lucro exorbitante das instituições financeiras".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5498/2005

Íntegra da proposta