Publicidade pública poderá ter mais controle
27/07/2005 - 19:19
A Câmara está analisando a adoção de novos mecanismos de controle sobre a aplicação de verbas públicas em publicidade. O Projeto de Lei 5594/05, do deputado Ivo José (PT-MG), altera a legislação sobre licitações e contratos administrativos para exigir que os editais na área de publicidade especifiquem critérios objetivos de seleção da mídia e dos veículos de divulgação a serem utilizados. O candidato à prestação de serviços que não cumprir a determinação, de acordo com o texto, será desclassificado.
Manipulação
Para o autor do projeto, a falta de critérios para distribuição da verba publicitária entre os diversos veículos de divulgação "dá margem à manipulação dos órgãos de imprensa, instituindo uma forma sutil de censura". Citando o escândalo do "mensalão", o deputado afirma que a inexistência de normas claras permite ao governo favorecer jornais, revistas e canais de rádio ou televisão que adotem linha editorial favorável às suas ações, excluindo ou perseguindo os veículos que mantêm uma postura crítica.
O projeto também penaliza autoridades envolvidas em processos de favorecimento a veículos de divulgação. A pena prevista é de detenção de dois a quatro anos, além de multa.
Tramitação Reportagem - Cristiane Bernardes
A proposta, que é sujeita à apreciação do Plenário, será analisada pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Edição - Rejane Oliveira
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.