Projeto estabelece apoio da União a estados e municípios na área da saúde durante pandemia

O objetivo é fortalecer o sistema público de saúde
Da Agência Câmara - 28/04/2020 - 19:30

O Projeto de Lei 913/20 estabelece mecanismos de apoio da União aos estados e municípios enquanto durar o estado de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. O objetivo é fortalecer o sistema público de saúde. A proposta, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), tramita na Câmara dos Deputados.

Reunião Ordinária para discussão e votação do parecer do relator. Dep. Rubens Otoni (PT-GO)
Rubens Otoni: sistemas de saúde necessitam de reforço de pessoal, insumos e infraestrutura - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Os mecanismos previstos incluem o estabelecimento por conta da União de hospitais de campanha, a disponibilização de profissionais da saúde da União, a oferta de medicamentos e apoio financeiro, além do suprimento de outras eventuais necessidades.

Rubens Otoni argumenta que os sistemas estaduais e municipais de saúde necessitam de reforço de pessoal, insumos e infraestrutura. “Somente o sistema público de saúde garante o enfrentamento necessário da pandemia. Não se espera que o mercado construa hospitais de campanha, garanta testes para diagnóstico ou leitos para tratamento dos casos graves”, afirma.

O texto acrescenta as medidas à Lei 13.979/20, que trata do enfrentamento da pandemia.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.