Começa Ordem do Dia da sessão do Congresso para analisar veto a programa de microcrédito

Da Agência Câmara - 25/04/2018 - 17:15

Assista ao vivo

Com o alcance do quórum, iniciou-se a Ordem do Dia da sessão do Congresso Nacional destinada a analisar o veto presidencial ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, que prevê a concessão de pequenos empréstimos a empreendedores de baixa renda.

Ao sancionar o projeto de lei de conversão oriundo da Medida Provisória 802/17, o presidente Michel Temer vetou dispositivo que fixava em 2% ao mês as taxas de juros efetivas nas operações de microcrédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O dispositivo vetado proibia ainda a cobrança de qualquer outra despesa, à exceção da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) de 3% sobre o valor do empréstimo. O restante do texto foi publicado como Lei 13.636/18.

A justificativa para o veto é de “contrariedade ao interesse público” porque o dispositivo, na visão do presidente, dificultaria eventuais ajustes por mudanças na política monetária, afetando a oferta de crédito e os objetivos da política de microcrédito.

Para ser derrubado, um veto precisa do voto contrário da maioria absoluta das duas Casas (257 deputados e 41 senadores).

Mais informações a seguir

Acompanhe a sessão também pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura “Agência Câmara”.

Veja também