Consumidor

Rótulo de alimento poderá indicar quantidade de macronutrientes em medidas caseiras

08/05/2017 - 17:06  

Nilson Bastian / Câmara dos Deputados
Dep. Ronaldo Carletto
Ronaldo Carletto: a compreensão fica mais fácil e rápida quando se explcia que 37 gramas de açúcar corresponde a 12 colheres de chá ou três de sopa

O deputado Ronaldo Carletto (PP-BA) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que obriga os rótulos de alimentos a expressarem a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras tanto em gramas quanto em medidas caseiras equivalentes que permitam fácil compreensão.

O projeto (PL 4014/15) altera o Decreto-Lei 986/69, que instituiu normas básicas sobre alimentos, como rotulagem, registro e presença de aditivos.

Aperfeiçoamento
O objetivo da proposta, conforme o deputado, é aperfeiçoar a apresentação das quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras (chamados de macronutrientes) nos alimentos.

Hoje, os macronutrientes são apresentadas em gramas, unidade com a qual o cidadão médio não está familiarizado, por não a empregar no seu dia a dia, segundo o parlamentar.

“Uma simples lata de refrigerante contém nada menos de 37 gramas de açúcar em sua composição. É muito, mas a compreensão correta fica muito mais fácil e rápida quando se explica que isso corresponde a 12 colheres de chá ou três colheres de sopa”, exemplificou Carletto.

“Dessa forma, o consumidor sempre terá condições de avaliar se pode ou deve ingerir aquele alimento, e em que quantidade”, ressaltou o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4014/2015

Íntegra da proposta