Segurança

Polícia Federal poderá investigar crime contra a vida de candidato

11/08/2016 - 15:06  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a obrigatoriedade de os interessados comprovarem o cumprimento da Lei de Cotas das vagas destinadas às pessoas com deficiência como requisito de habilitação nos processos licitatórios. Dep. Otavio Leite (PSDB-RJ)
Otavio Leite: PF está mais distante das influências políticas e econômicas locais

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6199/16, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que permite à Polícia Federal (PF) investigar crimes contra a vida contra pré-candidatos ou candidatos.

A proposta inclui essa possibilidade de investigação na Lei das Infrações Federais (10.446/02), que permite à Polícia Federal investigar crimes de competência de outros órgãos de segurança em casos de repercussão interestadual ou internacional. A lei atual prevê atuação da PF em casos como formação de cartel ou sequestro por motivação política.

Segundo Leite, a PF é, em geral, mais bem equipada e aparelhada do que a Polícia Civil e as polícias científicas de muitos estados. “A Polícia Federal está mais distante das influências políticas e econômicas locais, tendo, por isso, mais condições de conduzir investigações longe das desavenças paroquiais.”

Tramitação
A proposta tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito), antes de seguir para o Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6199/2016

Íntegra da proposta