Política e Administração Pública

Projeto proíbe privatização da Caixa Econômica Federal

Na opinião do autor da proposta, deputado Luiz Carlos Hauly, mais que uma atuação no mercado privado, a Caixa Econômica tem objetivos sociais, alguns até sob a forma de monopólio para atender à população

30/06/2016 - 10:01  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Luiz Carlos Hauly
Hauly: a privatização da Caixa Econômica pode gerar grave prejuízo à população, já que ela é responsável por crédito habitacional e assistencial, loteria, penhora, entre outros

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 551/15, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que proíbe a privatização ou venda de direitos de empresa pública que explore com exclusividade os serviços de loteria e penhora de bens privados. Esses serviços atualmente são explorados pela Caixa Econômica Federal.

Hauly avalia que a privatização da Caixa Econômica pode gerar grave prejuízo à população, já que ela é responsável por crédito habitacional e assistencial, loteria, penhora, entre outros. “De acordo com as finalidades para a sua criação, verifica-se que mais que uma atuação no mercado privado, a Caixa Econômica tem objetivos sociais, alguns até sob a forma de monopólio para atender à população”, justifica.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 551/2015

Íntegra da proposta