Comissão arquiva investigação de desperdício de recursos públicos no Ceará
TCU constatou que não existem recursos federais envolvidos na compra das tuneladoras, o que afasta a competência da comissão para fiscalizar eventuais irregularidades na aquisição dos equipamentos
24/06/2016 - 14:51

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle arquivou na segunda-feira (20) o resultado de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que investigou possíveis desperdícios de recursos públicos federais, por parte do governo do Ceará, na compra de quatro escavadeiras utilizadas na abertura de túneis para metrôs (também chamadas de tuneladoras ou tatuzões).
A investigação foi solicitada pelo deputado Vitor Valim (PMDB-CE), que apresentou a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 37/15.
A justificativa para a auditoria teve como base o custo das quatro escavadeiras, de origem chinesa, que foram compradas, entre 2012 e 2013, por R$ 128,2 milhões, segundo Vitor Valim. As máquinas seriam usadas em obras de expansão do metrô de Fortaleza.
A fiscalização feita pelo tribunal de contas constatou, no entanto, que não existem recursos do orçamento público federal envolvidos na compra das tuneladoras, o que, no entendimento do relator da PFC, deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), “afasta a competência da comissão e do próprio TCU para fiscalizar eventuais irregularidades na aquisição dos equipamentos”.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Regina Céli Assumpção