Educação, cultura e esportes

Comissão aprova comemoração do Dia da Promoção Cultural da Paz

05/06/2015 - 14:13  

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto do deputado Giovani Cherini (PDT-RS) que institui o “Dia Nacional da Promoção Cultural da Paz”, a ser comemorado em 25 de julho. A proposta (PL 7690/14) recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ).

O projeto original previa a criação do "Dia Nacional da Cultura e da Paz”, mas Matos apresentou emendas para alterar a frase.

Segundo ele, o objetivo foi evitar que a nova data comemorativa se confundisse com outras três de teor semelhante: Dia Nacional da Cultura (celebrado em 5 de novembro), Dia Mundial da Paz (celebrado em 1º de janeiro) e Dia de Cultura de Paz nas Escolas (proposto em projeto em tramitação na Câmara – PL 759/03).

O texto aprovado na Comissão de Cultura determina que no dia 25 de julho associações artísticas, religiosas, esportivas e culturais poderão realizar atividades de promoção da cultura da paz, incluindo a homenagem de pessoas e entidades que tenham contribuído para esse fim.

Caberá ao Ministério da Cultura editar uma resolução definindo os critérios para a indicação dos homenageados e as formas de comemoração da data.

Bandeira
O texto estabelece ainda que, no Dia Nacional da Promoção Cultural da Paz, a “Bandeira da Paz” será hasteada em prédios públicos e privados ligados à cultura e à promoção da paz. A bandeira será fornecida pelo Movimento Mundial de Paz e Mudança Para o Sincronário de 13 Luas de 28 Dias, um movimento espiritual inspirado pelo trabalho do casal norte-americano José e Lloydine Argüelles.

A bandeira é composta por três círculos de igual tamanho representando as artes, as ciências e as religiões, que ficam dentro de uma circunferência maior representando a cultura.

Segundo Giovani Cherini, a bandeira foi desenhada pelo líder espiritual e artista russo Nicholas Roerich (1874-1947), criador do Tratado sobre a Proteção das Instituições Artísticas, Científicas e Monumentos Históricos (Pacto Roerich), assinado em 1935, nos Estados Unidos, por 21 países das Américas, incluindo o Brasil.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6155/2023

Íntegra da proposta