Segurança

Peritos criminais pedem inclusão de PEC sobre autonomia na pauta do Plenário

Eduardo Cunha sugere negociação com líderes partidários.

14/04/2015 - 23:43  

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu nesta terça-feira (14), uma representação de peritos criminais da Polícia Federal. Os peritos defendem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 325/09, que garante autonomia e, consequentemente, mais isenção aos órgãos de perícia técnica e criminal das polícias civis e federal.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, André Costa, explicou que, em 17 estados brasileiros, as perícias já conquistaram autonomia em relação às polícias, mas não há segurança jurídica para a desvinculação de órgãos periciais e policiais dos estados. Ele disse que ainda é necessário incluir essa autonomia na Constituição.

Cunha esclareceu que não se opõe a votação da PEC, mas recomendou aos peritos ampliarem as negociações para construção de um acordo com os líderes partidários. “Se não houver impacto financeiro imediato nem a oposição dos estados e do governo à PEC, os líderes poderão orientar as bancadas favoravelmente ao projeto”, disse o presidente. Do contrário, advertiu Cunha, a proposta corre o risco de ser rejeitada quando for incluída na pauta do Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta