Educação, cultura e esportes

Índices de qualidade de ensino poderão ser publicados anualmente

Deputado argumenta que divulgação em um prazo menor permite um melhor monitoramento das políticas educacionais

13/03/2015 - 14:30  

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei (8174/14), de autoria do deputado Thiago Peixoto (PSD-GO), que reduz para 12 meses o prazo para divulgação dos relatórios com indicadores de rendimento escolar e de avaliação institucional, previstos no Plano Nacional de Educação (PNE, Lei 13.005/14). Hoje o prazo é de dois anos.

Reprodução/TV Câmara
Dep. Thiago Peixoto
Peixoto: prazo menor permite aos gestores realinharem suas políticas e melhorarem a qualidade do ensino
Esses relatórios servem de base para elaboração de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que combina informações sobre rendimento escolar (aprovação) e desempenho obtido em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb, realizados por estudantes ao final dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio).

Ao reduzir o prazo para a produção dos relatórios, o parlamentar pretende que o Ideb também seja publicado uma vez por ano. “Além de uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade, a divulgação do Ideb pode assumir um caráter mais pedagógico, desde que produzido anualmente”, afirma Peixoto.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8174/2014

Íntegra da proposta