Economia

Minas e Energia ordena que TCU fiscalize Eletrobrás Amazonas Energia

23/08/2013 - 18:45  

Arquivo/ Alexandra Martins
Arnaldo Jordy
Arnaldo Jordy: o TCU vai verificar se a empresa está cumprindo os planos de investimentos e a qualidade dos serviços prestados.

A Comissão de Minas e Energia aprovou na quarta-feira (21) proposta (PFC 65/12) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalize a Eletrobrás Amazonas Energia. Os integrantes pedem que o tribunal verifique se a empresa está cumprindo as obrigações assumidas, principalmente os planos de investimentos e o nível de qualidade dos serviços prestados.

Ainda conforme a proposta, do deputado Carlos Souza (PSD-AM), o TCU deve verificar se a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) exerce com eficácia o seu papel de agência reguladora no caso da empresa mencionada.

Para o relator, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), a medida é “oportuna e conveniente, levando-se em conta a necessidade de a comissão examinar as atividades relativas à Eletrobrás Amazonas Energia no que toca aos problemas verificados”.

Blecautes na região
De acordo com Carlos Souza, os blecautes seguidos na região coberta pela empresa “têm levado o caos à vida dos cidadãos”. Conforme sustenta, os problemas vão da escuridão e das vias engarrafadas devido à falta de sinalização, à interrupção do fornecimento de água.

O deputado afirma ainda que a ausência de investimentos na rede de distribuição tem provocado perdas a todos os segmentos da economia, principalmente às empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. “As fabricantes de cerâmica e vidro estão entre as mais afetadas pelas quedas do fornecimento de energia, cuja suspensão chega a até oito horas de duração”, garante.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 65/2012

Íntegra da proposta