Consumidor

Projeto obriga lojista de material elétrico a dar orientações ao consumidor

08/08/2013 - 20:34  

Arquivo - Elton Bonfim
Major Fábio
Major Fábio: desconhecimento sobre instalações elétricas é fator de risco para a população.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5408/13, do deputado Major Fábio (DEM-PB), que obriga lojas de materiais elétricos a fornecer orientações básicas sobre instalações elétricas residenciais aos consumidores que adquirirem os produtos. A obrigação se aplica às lojas de fios, cabos, condutores elétricos, chaves elétricas, lâmpadas, interruptores, tomadas e similares.

Major Fábio argumenta que a ignorância sobre aspectos técnicos de instalações elétricas e de ligações de aparelhos eletrodomésticos em tomadas é fator de risco para população.

“Esta proposição tem por objetivo sanar a ausência de informações importantes para os usuários, pela criação da obrigatoriedade de os varejistas do segmento comercial de materiais elétricos esclarecerem os consumidores sobre as necessidades de adaptações e trocas necessárias para o bom estado das instalações e do funcionamento dos equipamentos em seus lares”, justifica.

O projeto não especifica, no entanto, de que forma deverão ser dadas as orientações.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5408/2013

Íntegra da proposta