Segurança

Projeto obriga bancos a inutilizar cédulas de caixa eletrônico em caso de roubo

12/06/2013 - 14:40  

Arquivo/Brizza Cavalcante
Fernando Francischini
Francischini ressalta que tem aumentado muito o uso de explosivos para arrombamento de caixas.

Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 4974/13 obriga os bancos a adotar dispositivo que inutilize as cédulas de caixas eletrônicos em caso de tentativa de violação. Na opinião do autor, deputado Fernando Francischini (PEN-PR), essa é a melhor maneira de impedir ataques a caixas eletrônicos.

De acordo com o deputado, apesar de não ser comum no Brasil a utilização de explosivos para a realização de ações criminosas, “tem sido observado um aumento assustador das explosões para a abertura de caixas de autoatendimento”. Segundo afirma, em aproximadamente 60% dos arrombamentos de caixas utilizam-se esses artefatos.

Francischini cita a utilização de tinta para marcar as cédulas roubadas como uma forma de tornar possível sua identificação, mas argumenta que sua proposta não determina nenhum método para que o próprio mercado encontre a maneira mais viável e segura de inutilizar o dinheiro.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 4436/08, do Senado, que assegura adicional de periculosidade de 30% sobre o salário de vigilantes que fazem serviço de segurança particular. As propostas deverão ser analisadas por uma comissão especial antes de ir ao Plenário.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4974/2013

Íntegra da proposta