Consumidor

Comissão rejeita obrigatoriedade de balanças gratuitas em farmácias

29/03/2012 - 16:45  

Saulo Cruz
Antonio Balhmann
Balhmann: “A existência de balanças nada mais é do que uma cortesia.”

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou, na quarta-feira (28), proposta que obriga farmácias e drogarias a ter balanças para pesagem gratuita dos clientes.

O projeto rejeitado (PL 2016/11), do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), também prevê multa de cinco salários mínimos (pouco mais de R$ 3 mil) para quem descumprir a regra. A multa será dobrada em caso de reincidência, diz o texto.

O relator da proposta, deputado Antonio Balhmann (PSB-CE), votou contra o projeto por considerar que ele cria uma imposição desnecessária às farmácias, que não têm responsabilidade direta nas políticas de controle da obesidade.

“A existência de balanças nada mais é do que uma cortesia, não configurando obrigação específica de nenhuma espécie”, argumentou. Ele também avaliou que a obrigatoriedade poderia prejudicar as farmácias pequenas.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2016/2011

Íntegra da proposta