Empresa com contrato público poderá reservar vaga para dependente em recuperação
23/12/2011 - 11:58
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2923/11, da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas, que obriga empregas contratadas para obras ou serviços públicos a reservar 1% das vagas para usuários de drogas em recuperação.
Para conseguir a vaga, o candidato não deve usar drogas; precisa fazer tratamento da dependência; atender os requisitos profissionais e as normas da empresa contratante; e matricular-se em escola em, no máximo, 60 dias depois do início do trabalho.
Segundo o projeto, a empresa deverá informar a quantidade de vagas disponíveis ao órgão estadual de políticas sobre drogas, que acompanhará o tratamento do usuário contratado.
“Uma das maiores dificuldades na recuperação de usuários de drogas é a sua reinserção econômica pelo exercício profissional”, afirma o relator da comissão especial sobre drogas, deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL).
Tramitação
A proposta, apresentada como um dos resultados da comissão especial sobre drogas, será distribuída para votação nas comissões temáticas da Câmara.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli