Política e Administração Pública

PSDB quer informações sobre suposta ausência de Pimentel em reunião da OMC

22/12/2011 - 16:04  

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), protocolou dois requerimentos (1550/11 e 1551/11) na Mesa Diretora da Câmara pedindo informações aos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e de Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre a suposta ausência de Pimentel na 8ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Genebra, na semana passada. Se aprovados, os requerimentos serão enviados aos ministérios, para que enviem à Câmara as respostas por escrito.

"Temos a informação de que, dos dois representantes designados pelo Brasil para representar o País e defender os interesses nacionais, um deles não compareceu, que foi o ministro Fernando Pimentel”, disse Nogueira.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada no último dia 16, Pimentel foi a Genebra no período do evento, mas deixou a cidade suíça sem participar das reuniões para as quais havia sido designado. A conferência ministerial da OMC ocorre a cada dois anos e reúne dirigentes das pastas de comércio de todo o mundo.

O líder do PSDB quer saber por que o ministro do Desenvolvimento não teria comparecido aos compromissos oficiais na Suíça, além de ter acesso a dados sobre a agenda de Pimentel. Com relação a Antonio Patriota, Nogueira solicita informações a respeito da composição da comitiva presente ao evento da OMC e cópia do relatório de atividades do grupo.

Opiniões da base
Para o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), no entanto, os requerimentos não se justificam. "Acho que já passaram da época. Tenho informações de que o ministro já se explicou, revirou dados para comprovar que ele compareceu à conferência e mostrou o trabalho que realizou. Portanto, não cabe mais ao PSDB questionar isso", declarou.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), afirmou que o ministro vai esclarecer a viagem. "O ministro Pimentel dará todas as explicações necessárias. Ele fez uma viagem a trabalho e fornecerá todas as informações necessárias ao PSDB."

Fernando Pimentel é alvo de denúncias de irregularidades: antes de assumir o cargo de ministro, ele teria sido remunerado por serviços que nunca foram prestados. Segundo reportagem do jornal O Globo, Pimentel não teria feito palestras à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) pelas quais recebeu R$ 1 milhão da entidade.

Reportagem - Luiz Cláudio Canuto/Rádio Cãmara
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REQ 1550/2011

Íntegra da proposta