Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta regulamenta a profissão de gastrólogo

22/12/2011 - 14:31  

Arquivo/ Gustavo Lima
Maurício Quintella Lessa
Quintella Lessa: regulamentação ajudará a preservar os pratos tipicamente brasileiros.

O Projeto de Lei 2079/11, do deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), regulamenta a profissão de gastrólogo. Pelo texto, somente poderão exercer o ofício profissionais formados em curso superior de tecnologia ou bacharelado em gastronomia, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

O gastrólogo ainda deverá ter registro profissional no órgão competente. A proposta autoriza a criação do Conselho Federal e dos conselhos regionais de Gastronomia.

Dentre as atribuições desse profissional constam, além da preparação de pratos, o cuidado com os alimentos, inclusive com seu processo de produção; o controle da limpeza do estabelecimento; o desenvolvimento de pesquisas sobre a gastronomia brasileira; a confecção do cardápio; e a utilização dos instrumentos típicos de um banco de gastronomia (fatiador, balança, etc).

Estímulo
Na opinião de Quintella Lessa, a gastronomia é um aspecto importante de estímulo ao turismo. “Está mais que provado que uma das imagens mais positivas que os turistas levam do Brasil relaciona-se à qualidade, riqueza e diversidade da cozinha”, sustenta.

Diante disso, o parlamentar considera “imprescindível” regular a profissão de gastrólogo como forma de “preservar e promover os pratos tipicamente brasileiros”.

Tramitação
A proposta foi encaminhada para análise conclusiva das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem- Maria Neves
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2079/2011

Íntegra da proposta