Educação, cultura e esportes

Câmara aprova 2011 como Ano da Ucrânia no Brasil

17/11/2011 - 13:26  

Beto Oliveira
Décio Lima
Décio Lima apresentou parecer favorável ao projeto.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quinta-feira (17) o Projeto de Lei 7221/10, do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que institui o ano de 2011 como o Ano da Ucrânia no Brasil.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo  e já havia sido aprovada pela Comissão de Educação e Cultura, segue agora para a apreciação do Senado Federal.

A CCJ aprovou parecer do relator, deputado Décio Lima (PT-SC), favorável à constitucionalidade e juridicidade do projeto. Ele ressaltou a importância dos imigrantes no processo de miscigenação racial e formação da cultura brasileira. Lima lembrou também que essa importância já havia sido apontada pela relatora da proposta na Comissão de Educação, a deputada licenciada e atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

120 anos
De acordo com o autor, os primeiros ucranianos chegaram aos arredores de Curitiba por volta de 1891. Cerca de 15 mil imigrantes daquele país vieram de 1895 a 1897. Hoje, há mais de 300 mil ucranianos e descendentes no Brasil – 90% deles no Paraná. “A comemoração dos 120 anos da imigração nos possibilita dar maior visibilidade à presença ucraniana no Brasil e reafirmar nossos laços culturais”, explicou Vanhoni.

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7221/2010

Íntegra da proposta