Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão aprova projeto que incentiva contratação de ex-presos

13/07/2011 - 11:59  

Saulo Cruz
José Augusto  Maia
Maia aponta economia de gastos relacionados à violência.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 709/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que institui o certificado Parceiros da Ressocialização, a ser concedido às empresas que contratarem egressos do sistema prisional e sentenciados sob a cautela da Justiça, de acordo a Lei de Execução Penal (7.210/84).

Pela proposta, o certificado será concedido pelo Poder Executivo em solenidade a ser realizada anualmente, na primeira quinzena de maio. A empresa que receber o certificado poderá utilizá-lo na divulgação de seus produtos e serviços.

O relator, deputado José Augusto Maia (PTB-PE), disse que o projeto contribui para a redução do número de crimes.

"Do ponto de vista estritamente econômico, tal medida contribuirá para a redução dos custos relacionados à violência. Tal custo, segundo estudo de 2004 do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), representou 10,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de 1997. Julgamos, pois, que a economia que a medida proposta pelo projeto em tela proporciona à sociedade brasileira em muito compensa eventuais custos para a implantação da norma", afirmou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta