Segurança

Solenidade destaca ação da Marinha no combate ao tráfico

09/12/2010 - 13:32  

O primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), ressaltou nesta quinta-feira a importância da Marinha no combate ao crime organizado. "Recentemente, tivemos uma amostra disso com a participação de fuzileiros navais e de tanques da Marinha no apoio logístico às tropas que atuaram no combate ao tráfico de drogas no complexo de favelas do Alemão (RJ)", lembrou.

A menção foi feita durante sessão solene do Congresso Nacional que comemorou o Dia do Marinheiro, que será oficialmente celebrado na próxima segunda-feira (13). A data remete ao nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, e foi instituída em reconhecimento aos serviços prestados por ele durante o Brasil Império (1822-1889).

Maia comentou ainda a aprovação ontem, pela Câmara, de mensagem (MSC 671/10) que autoriza a Marinha brasileira a integrar a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). "Precisamos garantir que a corporação possa continuar desempenhando sua função", completou.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO)  também destacou a atuação da Marinha no combate à violência no Rio de Janeiro e disse que o Dia do Marinheiro deve servir para uma reflexão coletiva sobre o papel da instituição. "Temos de oferecer cada vez mais recursos para que a Marinha possa atuar", defendeu. Ele justificou a necessidade de investimentos ao citar algumas das deficiências do País no setor, como a falta de uma frota maior de submarinos, inclusive nucleares, e a incapacidade de defender o que chamou de "Amazônia Azul", referindo-se aos mais de oito mil metros de costa, que abrigam, por exemplo, as jazidas de petróleo na camada pré-salO termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas no fundo do mar com potencial para a geração e acúmulo de petróleo localizadas abaixo de uma extensa camada de sal. Os reservatórios brasileiros nessa camada estão a aproximadamente 7 mil metros de profundidade, em uma faixa que se estende por cerca de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina..

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 671/2010

Íntegra da proposta