Educação, cultura e esportes

Turismo vai investigar venda de jogadores para clubes do exterior

Comissão quer informações do Banco Central e da Receita Federal para identificar possíveis transações não contabilizadas e operações de lavagem de dinheiro.

16/04/2010 - 18:35  

Luiz Alves
Deley: denúncias envolvendo clubes de futebol são comuns e devem ser investigadas.

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na quarta-feira (14) a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 32/07, do deputado Gilmar Machado (PT-MG), para que o colegiado investigue as movimentações financeiras resultantes da transferência, nos últimos cinco anos, de jogadores de times brasileiros de futebol para o exterior.

Pela proposta, a comissão deverá solicitar informações ao Banco Central e à Receita Federal com o objetivo de identificar possíveis transações não contabilizadas e operações de lavagem de dinheiro.

O relator, deputado Deley (PSC-RJ), favorável à medida, ressaltou a importância de conhecer com profundidade como funciona a relação entre atletas, empresários e clubes. Ele lembrou que são comuns, na imprensa, relatos de sonegação de impostos por parte de times de futebol e de estrangeiros sem registro profissional agenciando jogadores.

Ao final das investigações, será nomeado novo relator, que vai apresentar um relatório final com as providências que julgar necessárias.

Reportagem - Marcelo Oliveira
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PFC 32/2007

Íntegra da proposta