Política e Administração Pública

Lei poderá definir local de cobrança do ISS em leasing

18/02/2010 - 17:43  

J. Batista
Hauly: nada mais justo que a receita do ISS se destine ao município onde o serviço foi prestado.

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 542/09, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que fixa no local de entrega do bem financiado a cobrança do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) das operações de arrendamento mercantil (leasing).

A proposta muda a Lei Complementar 116/03 e busca fortalecer a arrecadação municipal, já que o ISS é um imposto recolhido pelas prefeituras. "Recente decisão do Supremo Tribunal Federal fixou a constitucionalidade da cobrança de ISS sobre as operações de arrendamento mercantil", lembrou o deputado.

Regra explícita
Na avaliação do parlamentar, "nada mais justo que a receita auferida com esta tributação se destine ao município onde foi realizada a prestação de serviços", acrescentou.

O texto, na prática, explicita uma regra dúbia, pois a legislação atual define que o ISS dessas operações é devido no local do estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, no local do domicílio do prestador.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 542/2009

Íntegra da proposta