Relações exteriores

CCJ aprova instalação da Secretaria Geral Ibero-Americana no Brasil

23/11/2009 - 11:26  

Elton Bonfim
Mauro Benevides ressaltou que a cooperação é um dos princípios gerais da diplomacia brasileira.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na última terça-feira (17) o Projeto de Decreto Legislativo 1929/09, que permite a ratificação do acordo para instalação de sede da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) em Brasília.

O relator da proposta, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), ressaltou que a cooperação é um dos princípios gerais da diplomacia brasileira. Em sua avaliação, um escritório de representação no Brasil deve facilitar o cumprimento dos fins a que a secretaria se destina.

A Secretaria Geral Ibero-Americana foi criada em 2003 para dar apoio administrativo para a Conferência Ibero-Americana, realizada a cada dois anos.

O projeto aprovado deixa expresso que a secretaria deverá obedecer à legislação trabalhista e previdenciária brasileira.

Dos 22 países ibero-americanos, 19 estão localizados na América Latina. Além do escritório brasileiro, há outro em Montevidéu - com competência para atuar na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai - um no Panamá - voltado para a América Central - e está prevista para o ano que vem a abertura de uma sede mexicana.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de urgência, ainda será votada pelo Plenário.

Reportagem - Marcello Larcher/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1929/2009

Íntegra da proposta