Câmara rejeita dedução de IR na compra da casa própria
20/10/2009 - 13:07
A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou por unanimidade o Projeto de Lei 2124/07, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que permite a dedução no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) dos pagamentos efetuados durante o ano-base para compra de imóvel.
A proposta exige que o imóvel seja destinado exclusivamente à moradia própria e seja o único imóvel do contribuinte. A dedução será limitada ao valor da base de cálculo do imposto apurada na declaração de ajuste do exercício correspondente.
O relator da proposta na comissão, deputado Silvio Costa (PMN-PE), considerou o projeto incompatível e inadequado dos pontos de vista orçamentário e financeiro. Ele explica que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2009 exige que a aprovação de lei que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza tributária, acarretando renúncia de receita, esteja sempre acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro e de medidas de compensação.
O relator lembra ainda que a proposta também deve ser compatível com as metas fiscais estabelecidas pela própria LDO. O deputado afirma que a dedução prevista na proposta acarretará evidente redução da arrecadação do tributo, o que configura renúncia de receita.
Tramitação Reportagem - Juliano Pires
Como a rejeição pela Comissão de Finanças e Tributação, neste caso, tem caráter terminativo, o projeto será arquivado.
Edição - Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br