Educação, cultura e esportes

Câmara aprova criação de dia nacional contra doping no esporte

23/09/2009 - 18:37  

A Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quinta-feira (17) parecer favorável à instituição do dia 15 de janeiro como Dia Nacional do Jogo Limpo (fair play) contra o Doping nos Esportes.

O relator, deputado Paulo Magalhães (DEM-BA), sustentou a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do Projeto de Lei 1305/07, do deputado Deley (PSC-RJ), que propôs a data comemorativa.

Maria Lenk
O dia escolhido - 15 de janeiro – é uma homenagem a Maria Lenk, grande nadadora brasileira e primeira sulamericana a competir em uma Olimpíada (1932). Lenk, nascida em 15 de janeiro de 1915, e falecida em 16 de abril de 2007, foi recordista mundial e fundadora da Escola Nacional de Educação Física da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A criação do Dia Nacional pelo Jogo Limpo contra o Doping nos Esportes é uma iniciativa que vem ao encontro dos compromissos firmados pelo Brasil na Convenção Internacional contra o Doping nos Esportes, que tramita na Casa na forma de Projeto de Decreto Legislativo 2543/06.

Tramitação
O mérito da proposta foi aprovado em caráter caráter conclusivo pelas comissões de Turismo e Desporto; e Educação e Cultura, e será agora encaminhada ao Senado.

Notícias relacionadas:
Aprovado atendimento dentário para atleta pago por clube
Comissão aprova socorro odontológico a atleta profissional e amador
Comissão aprova advertência sobre doping em remédios

Reportagem - Rejane Xavier
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1305/2007

Íntegra da proposta