Política e Administração Pública

TCU investigará uso de recursos federais por prefeitura de Caxias

22/06/2009 - 16:45  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou na quarta-feira (17) o relatório prévio da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) que solicita ao Tribunal de Contas da União (TCU) a instalação de auditoria no uso dos recursos federais transferidos para o município de Caxias (MA).

O objetivo é apurar supostas irregularidades cometidas pela prefeitura no pagamento de convênios e despesas obrigatórias nas áreas de educação, saúde e saneamento.

O TCU também deve apurar se a prefeitura está descumprindo a Lei 9.452/97, que determina aos órgãos do Executivo municipal a notificação da Câmara de Vereadores sobre os recursos federais liberados para o município.

O relatório prévio foi motivado por uma representação (7/07) apresentada pelo então vereador José Raimundo Pereira Filho (ele não foi reeleito em 2008). O Regimento Interno da Câmara, com base na Constituição, permite que pessoas físicas ou jurídicas entrem com representação solicitando auditoria em órgãos públicos.

Encaminhamento
O texto da deputada Sueli Vidigal determina que os resultados da investigação devem ser enviados à comissão e ao autor da representação. Eles devem ser encaminhados mesmo que já esteja em andamento uma auditoria do tribunal nas contas municipais.

Caso sejam comprovadas irregularidades na gestão dos recursos federais, o TCU deverá indicar à comissão e ao autor do pedido de auditoria as medidas adotadas pelos órgãos públicos responsáveis pela liberação dos recursos.

Problemas
De acordo com o vereador, a prefeitura de Caxias, administrada por Humberto Coutinho (reeleito no ano passado), não estaria repassando recursos para o pagamento de professores de escolas do ensino básico, compra de merenda escolar e de remédios, além de desviar recursos federais para obras de saneamento na cidade. Os órgãos municipais também estariam desrespeitando a Lei de Licitações (Lei 8.666/93) e a Lei 9.452/97.

Distante 360 quilômetros de São Luís, próximo à divisa com o Piauí, Caixas é o quatro município mais populoso do estado, com cerca de 143 mil habitantes. No ano passado, o orçamento federal empenhou R$ 20,5 milhões para a cidade somente em convênios, que são transferências voluntárias. O número não inclui, portanto, os repasses obrigatórios para educação e saúde.

Tramitação
O TCU deverá agora instalar uma auditoria nos repasses federais para a prefeitura de Caxias. O processo será julgado no pleno do tribunal, quando o prefeito terá oportunidade de se defender. Só então o resultado da investigação (acórdão) será enviado à Comissão de Fiscalização Financeira.

Notícias relacionadas:
Trabalho aprova exigência de auditoria em contratos de concessão
TCU fiscalizará possíveis irregularidades no aeroporto de Vitória
Ministério Público analisará auditoria sobre ressarcimento ao SUS
Comissão aprova auditoria que detectou mau uso de verba da Saúde
Comissão aprova auditoria do TCU em repasses de royalties pela ANP

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: REP 7/2007

Íntegra da proposta