TCU vai investigar empréstimos do BNDES a frigoríficos
19/06/2009 - 18:45
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle decidiu na quarta-feira (17) determinar ao Tribunal de Contas da União (TCU) investigação sobre empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para frigoríficos.
Na Proposta de Fiscalização e Controle 65/08, o deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) afirma que, na operação Santa Tereza, a Polícia Federal revelou uma quadrilha que cobrava propinas para intermediar empréstimos junto ao banco oficial.
Sob suspeita
Para o relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), ainda que as denúncias contra o BNDES não tenham sido comprovadas, os financiamentos da instituição ficaram sob suspeita.
Embora o pedido não estabeleça o período a ser investigado, Moreira Mendes propôs que fiscalização cubra o período de 2005 a 2009, "com o propósito de estabelecer um foco para o trabalho".
No pedido de investigação, Ernandes Amorim afirma que notícia do jornal O Globo, de maio de 2008, traria a informação de que o frigorífico Friboi, do Mato Grosso, recebeu R$ 300 mil reais por intermédio do esquema de corrupção.
O deputado afirma ainda que haveria queixas de que o BNDES beneficia os grandes frigoríficos e promove a concentração no setor.
Notícias relacionadas:
Ruralistas: boicote a carne do Pará pode causar desabastecimento
Agricultura vai discutir problemas entre frigoríficos e pecuaristas
Deputados: embargo a carne é econômico, não sanitário
Agricultura terá comissão sobre rastreabilidade animal
Sindicalista pede mais empréstimos do BNDES a pequeno empresário
Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br