Consumidor

Projeto obriga entrega de ficha da arcada dentária a pacientes

24/04/2009 - 15:08  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4731/09, da deputada Luciana Costa (PR-SP), que obriga o dentista a entregar uma cópia para o paciente do odontograma realizado. O objetivo é fornecer às pessoas uma "identidade odontológica".

Odontograma é o nome da ficha que descreve a arcada dentária do paciente e fica sob a guarda do dentista. O registro é muito usado para a identificação de corpos de pessoas mutiladas ou desconhecidas.

Segundo a proposta, a cópia entregue ao paciente deverá ser datada e assinada pelo dentista. Caberá aos conselhos regionais de odontologia fiscalizar o cumprimento da lei.

Obrigação
A deputada ressalta que o dentista só deverá entregar a cópia da ficha dentária se realizar o odontograma completo, procedimento que não é obrigatório. É comum que o profissional registre na ficha apenas os dentes tratados no atendimento.

O texto determina que a identidade odontológica só deverá ser obrigatoriamente fornecida quando o paciente for policial, bombeiro, membro das Forças Armadas ou aeoranauta.

Luciana Costa lembra que o odontograma é um procedimento fácil e barato para o dentista. Por isso, não haverá problema em fornecer uma cópia do registro dentário para o paciente.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusiva pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova socorro odontológico a atleta profissional e amador
Comissão rejeita especialização em odontologia do trabalho
Especialista defende tratamento dentário em UTI
Chinaglia aponta distorções nos serviços de saúde bucal

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4731/2009

Íntegra da proposta